Teresina, 25 de Março de 2017

ARSETE participa de Oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico

10/03/2017 - 14h00
Foto: Márcio Sales

Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE), esteve presente, durante toda semana, na Oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento Básico. O evento foi realizado na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), e contou com a participação de autoridades do setor, gestores públicos, pesquisadores, estudantes, técnicos e organizações não governamentais. O Diretor-Presidente da ARSETE, Edvaldo Marques, acompanhado do Gerente Executivo Bertolino Neto, participaram da oficina representando a ARSETE.
   A Oficina de Criação e Estruturação de Serviços Municipais de Saneamento Básico integra o convênio nº 816987/2015, acordado entre a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A iniciativa vai promover 20 capacitações gratuitas em diversos municípios do país, abordando os mecanismos de gestão, planejamento, regulação, fiscalização e controle social presentes em um serviço de saneamento. Na capital Teresina, a capacitação teve início segunda-feira, 06 de março, tendo seu encerramento nesta sexta-feira, 10 de março, com entrega de certificado a todos os participantes da oficina.
   Ministrada pelos instrutores Dirceu Scaratti e Danuza Gusmão, oferecendo informações sobre os aspectos políticos, jurídicos e operacionais sobre o serviço municipal de saneamento básico, incluindo orientações para a elaboração de diagnósticos técnico e administrativo. Assim, os participantes terão subsídios suficientes para estruturar serviços municipais de saneamento, com a certeza de que a gestão pública e municipal do setor é o modelo que promove a inclusão social dos cidadãos e que possibilita a universalização do saneamento em todos os bairros do município.