Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina
Teresina, 12 de Dezembro de 2018

Notícia Ver todas

Arsete participa de Seminário do Projeto Regulasan

06/08/2018 - 12h15
Arsete participa de Seminário do Projeto Regulasan

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), participou, nos dias 1º e 2 de agosto do Seminário Internacional sobre Regulação e Fiscalização de Serviços de  Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, realizado no Auditório do Ministério das Cidades em Brasília. Representando a Arsete, participaram, o Coordenador de Relações com o Usuário, Firmino Sertão, a Economista Pamella Lustosa e o Eng° Ambiental e Sanitarista, Pedro Henrique Gomes.

O evento foi realizado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA-MCidades), onde reuniu especialistas do setor que durante dois dias debateram e avaliaram os resultados já alcançados e as experiências no exterior a respeito do tema dentro do Programa Regulasan.

O Programa Regulasan é responsável pela execução de ações de assistência técnica e capacitação em regulação do saneamento básico. Também, são elaborados estudos técnicos e modelos para subsidiar a política pública do setor com reflexos na sustentabilidade econômico-financeira dos serviços. E, faz parte do Programa Interáguas, do SNSA-MCidades, que desenvolve diversas atividades de apoio à regulação dos serviços de saneamento no Brasil, resultado de Acordo de Empréstimo firmado entre os Bancos Mundial e do Brasil.

De acordo com o Coordenador de Relações com o Usuário da Arsete o encontro foi muito importante pra quem trabalha com regulação, pois foram expostos os modelos de regulação sul americanos do Chile e da Colômbia, e o modelo europeu de Portugal, também, foram apresentados os resultados dos estudos do Projeto Regulasan e, foi debatido a nova MP 844/2018 (Marco Legal de Saneamento Básico). "Foi uma grande oportunidade de aprendizado e de compartilhar experiências". Finaliza, Firmino Sertão.