Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina
Teresina, 24 de Abril de 2018

Notícia Ver todas

Arsete recebe visita da Agência Nacional de Águas

07/03/2018 - 13h30
Imagem: Márcio Sales

Imagem: Márcio Sales

Na manhã de ontem, 07 de março, Diretores da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) recepcionaram, na sede da entidade, em Teresina, técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), os Especialistas em Recursos Hídricos Valmir Macêdo e Marcos Freitas. Estiveram presente na reunião o Diretor-Presidente da Arsete, Edvaldo Marques, o Diretor Técnico, Eng. Dirceu Mendes, o Diretor Financeiro, Breno Macêdo, o Ouvidor José Pereira de Oliveira e o Gerente Executivo Bertolino Neto.

De acordo com o Diretor da Arsete esta visita é de fundamental importância para à Agência Reguladora, “É muito importante que os técnicos da ANA conheçam nosso funcionamento, estamos sempre à disposição e esperamos poder trabalhar em conjunto para uma prestação de serviço ainda melhor, principalmente, na preservação de nossos rios”, disse Edvaldo Marques.

Durante sua visita, Valmir Macêdo e Marcos Freitas conheceram o modo operacional da Arsete e, principalmente, os procedimentos usados pela entidade na realização dos trabalhos de regulação e fiscalização dos serviços de distribuição de água e saneamento básico do município de Teresina.

O objetivo da ANA é administrar os rios e lagos, evitando que a soma desordenada dos interesses individuais resulte em prejuízo para o interesse coletivo, o que os economistas chamam de “tragédia do uso dos bens comuns”. No caso dos rios, a tragédia se manifesta na forma de rios secos, devido à desordenada retirada de água, ou em rios poluídos, devido ao lançamento de esgoto sem tratamento.

“Como a ANA é a Agência Nacional que regula toda a questão da água de domínio da União, estamos visitando os locais de capacitações e lançamentos dos rios, tanto no rio Parnaíba quanto no rio Poty, conhecendo as Estações de Tratamento de Água e Esgoto, e também, a Agência Reguladora, que é a responsável de fiscalizar os serviços prestados pela prestadora desses serviços aqui em Teresina”, explica o especialista em recursos hídricos, Marcos Freitas.