Teresina, 26 de Maio de 2017

Workshop sobre saneamento rural é realizado em Teresina

18/04/2017 - 16h55
Foto: Márcio Sales

Workshop sobre saneamento rural é realizado em Teresina, o evento aconteceu na Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), na manhã desta segunda-feira (18). Estiveram presentes o coordenador da Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Básico, Dr. Gilberto Medeiros, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), Edvaldo Marques, o coordenador do Instituo de Águas, Dr. Herbert Buenos Ayres, representante da Caixa Econômica, Alcides Eulálio, Dep. Estadual Belê e os consultores da MACS Energy & Water do Brasil, Wolfgang Swhwaab, Kassyo Borges e Maria Carme Mota.
O workshop é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Saneamento Rural, para apresentação do projeto de Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (Sisar), que funciona, desde de 2004, no município de Picos (PI), e será usado como modelo para a implantação do novo Sisar a ser instalado em Teresina para atuar nas zonas rurais do município.
Neste modelo de gestão, as associações comunitárias de cada localidade são responsáveis pela administração local. As associações são constituídas e capacitadas para atuarem de forma integrada e o regime tarifário aplicado tem por finalidade a cobertura dos custos oriundos dessa administração.
De acordo com o Diretor da MACS Energy & Water do Brasil (empresa responsável pelo consórcio que cuida da criação do Sisar), Kassyo Rodrigues, o projeto é de fundamental importância para garantir uma gestão adequada dos sistemas de água e esgotamento sanitário na zona rural.
“O modelo de gestão SISAR é uma federação de associações comunitárias que se reúnem para fazer a gestão do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, essa experiência já existe no Piauí desde 2004, com o primeiro SISAR que foi fundado no município de Picos. Esse workshop é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Fomento ao Saneamento Rural para replicar essa experiência no Estado do Piauí começando por Teresina onde o SISAR irá atuar na zona rural da capital e região”, disse, Kassyo Rodrigues.